Ilustração da notícia Funfarme inaugura HB Onco, centro de referência em oncologia
Ilustração da notícia Funfarme inaugura HB Onco, centro de referência em oncologia

Publicado em: 11/03/2021 - 11:19

Funfarme inaugura HB Onco, centro de referência em oncologia

A diretoria da Funfarme, fundação que administra o HB e HCM, inaugurou no dia 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, o HB Onco, seu novo centro de oncologia que, desde já, é referência na especialidade para a população do noroeste paulista e de outros Estados. O centro inicia suas atividades na próxima semana.

Voltado ao atendimento de pacientes de convênios médicos, particulares e SUS, o HB Onco está localizado no bloco D do Hospital de Base, o que permite total integração com diversos outros serviços do complexo hospitalar, proporcionando tratamento e diagnóstico modernos e eficazes de todos os tipos de cânceres.

O HB Onco possui equipe multidisciplinar completa altamente qualificada, que dispõe de equipamentos de última geração, dentre eles, o acelerador linear Trilogy STX, um dos mais modernos do mundo, utilizado no tratamento da maior parte dos tumores com indicação de radioterapia, inclusive empregando as modernas técnicas de radioterapia estereotáxica e   braquiterapia.

“Temos certeza de que o HB Onco será uma referência em assistência, pesquisa e formação de profissionais na área da oncologia no Brasil. Desenvolver estudos e investir na formação naturalmente resultam na melhor qualidade dos tratamentos e serviços oferecidos aos nossos pacientes”, declara a médica oncologista Aline Fares.

A inauguração do HB Onco contou com a presença da Patricia Ellen da Silva, Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, além de lideranças do complexo e deputados estaduais. “Vocês são referência. O segundo maior complexo de saúde do nosso estado, mostrando a importância desse investimento na saúde pública. Além disso, são um dos 12 centros de pesquisa da vacina do Butantan, a CoronaVac, e também grande referência em ciência, tecnologia e inovação com a faculdade de medicina de Rio Preto”, afirmou Patricia Ellen.

“Hoje nós estamos dando o pontapé inicial para que possamos nos tornar um grande polo na oncologia para os 102 municípios da nossa região. Estamos trabalhando ao longo dos anos e agora nossa proposta é fazer novos andares para enfermaria, melhorias na estrutura ambulatorial, investimentos na área preventiva, além de adequações na patologia, agilizando o atendimento para toda a população”, afirmou Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme.

O HB Onco possui ambientes modernos em área 815m², com quartos privativos 7 quartos privativos de 29 metros quadrados, cada, 14 leitos e cinco consultórios, o que permite oferecer privacidade aos pacientes, inclusive durante a infusão de medicamentos.